[Portugal] Re: Quais os melhores mestrados SIG em Portugal?

Pedro Mendes p.m.g.mendes at gmail.com
Tue Sep 6 18:18:03 EDT 2011

Viva,

Sou um aluno que está a iniciar em breve o 2º ano da 10ª Edição do Ms&SIG no
ISEGI e curiosamente fui eu que iniciei esta thread faz pouco mais de um ano
:)

Subscrevo integralmente o que foi aqui referido pelo Alexandre Neto.

Acrescento mais umas considerações referentes à minha presente experiência
no mestrado:

. Sim, é caro... bem mais caro que a maioria do Mestrados oferecidos por
instituições nos grandes centros urbanos, mas reparem em alguns dos factores
que, possivelmente, contribuem para esta "valorização financeira":

. Os nomes presentes na lista de
docentes<http://www.isegi.unl.pt/unigis/Docentes.asp>...
E sim, o prof. Jorge Gustavo Rocha também lecciona uma das unidades
curriculares - GFOSS;

. Fazendo parte da rede UNIGIS, o plano curricular é alinhado com as
restantes instituições que constituem a UNIGIS <http://www.unigis.org/>. Há
a possibilidade de frequentar algumas unidades leccionadas em outras
instituições UNIGIS (GI Standards, Data Quality, Geographic Databases
(Advanced), etc.);

. e-Learning... Este ano tive colegas do Brasil, Angola, Moçambique, etc., e
eu também estou, de certo modo, fora do circuito das grandes cidades e sem
esta opção era mesmo impossível fazer um mestrado deste género.

. O e-Learning foi uma das razões que me permitiu arrancar com esta
"empreitada", mas admito que ao mesmo tempo foi um ponto de muita
desconfiança...muita mesmo! Mas a organização do mestrado e as ferramentas
disponibilizadas foram de tal forma esclarecedoras, que a desconfiança essa,
ficou completamente dissipada logo na primeira semana;

. Uma grande surpresa foi, claramente, a naturalidade com que a entreajuda
entre colegas surgiu muito cedo dentro da nossa "turma". Isto, em muito se
deveu, aos vários canais e às várias ferramentas de comunicação presentes na
plataforma tecnológica sobre a qual o mestrado é oferecido. É incrível as
sinergias que se formam mesmo quando ainda não conhecemos as pessoas "olhos
nos olhos".

. Parafraseando o Prof. Rui Pedro Julião: "Este mestrado é uma prova de
resistência" e disto não há dúvidas. Lembrem-se: o retorno que podem obter
de uma formação deste género é directamente proporcional ao investimento
feito!

. Relativamente ao tema referente à vertente de "programação" que possa ser
oferecida pelos mestrados desta área, o que posso dizer é que, no meu
exemplo que venho com um background formativo em Engenharias Computacionais
/ Tecnologias da Informação e em nada relacionados com SIG, penso não é
neste tipo de mestrado que vão ficar com o "bichinho" da programação em
sistemas de informação geográfica... Ou têm essa vontade e isso depois
reflecte-se nos trabalhos realizados ou então fiquem só pela utilização das
SW recomendados..não inventem. É a minha opinião.

. Penso que o "ambiente geral" que circunda este mestrado é muito bom e
nota-se uma grande paixão nas pessoas que nele intervêm.

No final, e respondendo a minha pergunta inicial de 2010, não há melhor nem
pior, há sim mestrados que se adequam mais e outros que se adequam menos a
cada uma das pessoas. E é muito fácil descobri-los.. basta ter em
consideração os três (no meu caso até foi só um) critérios mínimos dos quais
não se abdica: a partir daqui, é só mandar um e-mail para a inscrição no
"único" mestrado que ficou na lista. :)

Pedro Mendes.