[Portugal] Classificação de bacia hidrográfica segundo Strahler

Harlan Rodrigo harlanrodrigo hotmail.com
Terça-Feira, 24 de Julho de 2012 - 06:57:20 PDT

Bom dia a todos!

Sou novo aqui na lista e gostaria de tirar uma dúvida com todos vocês. Preciso classificar os rios de uma malha de hidrografia segundo o método de Strahler. Sei que alguns programas fazem isso, como o SAGA, o TerraView, o Grass, Qgis (por meio do sextante), entre outros. Meu problema é que em todos tutoriais que encontro, o passo-a-passo se inicia a partir de um MDT ou uma imagem SRTM. Porém, meu caso é que já tenho a malha de hidrografia sem informação altimétrica e não dá certo o procedimento. Existe algum procedimento que eu deva realizar para fazer essa classificação? Pode ser, inclusive, com outro métodos de classificação de rios.

Fico muito agradecido!

Harlan Rodrigo
Geografia - UFBA