[Portugal] MapServer 6 + OpenLayers 2.11 WFS error

Marco Afonso mafonso333 gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012 - 05:52:58 PDT

Viva,

Não sei se alguém já passou por esta situação mas deixo aqui o relato.

Ao comunicar por WFS entre OpenLayers e MapServer nas versões indicadas,
usando no OpenLayers WFS  sem mais opções é devolvida a seguinte excepção:
*
msWFSGetFeature(): WFS server error. Invalid or Unsupported FILTER in
GetFeature*

Depois de pesquisar bastante, a solução mais simples que funcionou para
mim, foi criar o objecto WFS no OpenLayers da seguinte forma:

*new OpenLayers.Protocol.WFS.fromWMSLayer(layer, {version: "1.0.0"})*

Não sei se existe alguma opção a especificar na configuração WFS no
MapServer para que "entenda" bem os pedidos WFS 1.1.0 do OpenLayers...

Talvez até tenha sido alguma má configuração da minha parte mas encontrei
outro relato semelhante aqui
http://gis.stackexchange.com/questions/16133/invalid-filter-when-using-mapserver-as-a-wfs

Cumprimentos,
Marco