[Portugal] ArcGIS to SLD Converter

Jorge Gustavo Rocha jgr di.uminho.pt
Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012 - 11:50:57 PDT

Gente,

Os estilos SLD são "conformes" ao standard, se poderem ser validados de
acordo com o XML schema correspondente (1.0 ou 1.1.0).

Para verificar se o estilo está de acordo com o standard, uso o
xmlstarlet. A validação pode ser feita com:
xmlstarlet val -e -s
http://schemas.opengis.net/sld/1.1.0/StyledLayerDescriptor.xsd
mcdonalds.sld

A opção -s serve para indicar qual o schema que queremos usar na
validação e a opção -e serve para mostrar os erros.

O suporte para SLD no QGIS ainda está embrionário, pois não é fácil
gerar um SLD que seja de facto válido e que depois possa ser utilizado
por outras ferramentas. Tenho notada que há problemas frequentes com os
name spaces (prefixos utilizados em XML para distinguir a origem das
tags utilizadas).

O uDig gera estilos SLD válidos, apenas de acordo com a versão 1.0 (que
é a mesma que o Geoserver aceita, por exemplo). Se usarem o Geoserver
para publicar layers, o uDig é um bom editor de estilos SLD 1.0.

Seria ótimo ter o suporte SLD (SLD 1.0 e 1.1.0) no QGIS afinado. Vamos a
isso?

Abraço,

Jorge