[Portugal] Mashups e web 2.0

Victor Ferreira victor.mota.ferreira gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012 - 05:45:27 PDT

Pedro,
do meu ponto de vista de utilizador destas tecnologias, parece-me que
estás a fazer alguma confusão de conceitos e a comparar coisas
diferentes. Vê alguns comentários no meio do teu texto abaixo...

2012/6/22 Pedro Soares <pedro_gara  yahoo.com.br>:
> olá,
>
> procurei na net um forum onde pudesse pôr esta questão mas está dificil.
A temática que estás a procurar entender é bem vasta e na realidade
não conheço um só sítio para o tema... é a parte chata do
conhecimento... não vem de forma fácil ;-)

> de que forma a web 2.0 mudou o mundo da informação geografica
> disponibilizada na web? para alem do obvio "click e espera..."
A web 2.0 é um conceito que é usado em contextos diferentes e com
significados às vezes também diferentes, mas no meu entender tem a ver
com as aplicações a funcionarem online de forma interactiva, com
resposta imediata.
Em contexto Webgis:  os mapas que eram figuras "estáticas" só de
consulta passam a ser mais dinâmicos, permitindo ligar e desligar
layers, sobrepor informação, etc.

> o que distingue mais o webgis convencionais dos 'novos' desenvolvidos em
> web2.0 (googlemaps, virtual earth, etc)?
Existem webgis "convencionais"? O "convencional" era o SIG Desktop
tipo Arcgis ou Mapinfo...
Chamar webgis a um googlemaps ou virtual earth, é pôr no mesmo saco a
hortaliça toda :-)
Googlemaps é um mapa interactivo, mas faltam as capacidades de análise
que o fariam um SIG.
Já o Virtual-earth é na realidade um "Globo Virtual" na mesma linha de
um Google Earth ou Nasa Worldwind, que são plataformas em "globo" de
visualização de mapas (estes já mais poderosos que um "mapa web"
porque permitem consumir webservices e permitem visualizar em 3D!).

quais os elementos-chave  que
> permitem que os serviços (tipo googlemaps)  oferecer ao utilizador uma
> experiência diferente da prevista pelos sistemas convencionais WebGIS
Podes elucidar a malta melhor, dizendo o que são concretamente os
webgis convencionais de que falas??

> Existem algumas barreiras para o desenvolvimento e uso destes sistemas pelo
> cidadão comum?
Cada vez menos, com o aparecimento de serviços online (muitos deles
gratuitos)que permitem configurar mapas utilizando interfaces
amigáveis e não mecessitando de programar ou instalar software
específico
ou será que OGC poderá ser a barrreira?
OGC é um consórcio de empresas... que tenta criar e manter standards
geospaciais e de localização. Concerteza que deves querer dizer algo
diferente mas não estás a ser claro...

> será que a ESRI perderá clientela com a expansão da utilização do googlemaps
> (por exemplo a utilização deste em paginas corporativas na internet?)
> portanto competição.
A ESRI não vende mapas online, por isso não percebo como o google maps
pode ser competição?
A ESRI faz sistemas de Informação Geográfica (servidores de dados,
editores desktop, visualizadores, etc)
A competição para o google maps é o BING, o Openstreetmap...

> e em que tipos de aplicação podem ser utilizados o webgis 2.0.?
Tens de clarificar melhor o que pretendes dizer com weggis 2.0, pelo
que disse acima, as ideias ainda me parecem um pouco baralhadas...

> afinal é mais do que uma pergunta. mas a básica mesmo é se existe algum
> forum que se aproxime a este tema?
Talvez a malta daqui da lista possa sugerir algumas referencias
introdutórias que te possam ajudar a assentar melhor ideias sobre as
categorias de software e funcionalidades que cada um traz. Eu tenho
para aqui um capitulo da tese em que enumerei isso posso te enviar,
mas terás de me mandar um email a lembrar (tou a avaliar trabalhos de
alunos até segunda!!)
Força nisso!
Victor