[Portugal] Exportação de mapa de polígonos para raster

José Manuel Martinho Lourenço martinho utad.pt
Sexta-Feira, 16 de Março de 2012 - 07:53:03 EDT

Caríssimos

Decidi, este ano, usar o QGIS em algumas das minhas aulas (apesar de alguma resistência natural à novidade, têm corrido bem), mas deparo-me agora com um problema para o qual solicito a V. ajuda.

Uso o QGIS 1.7.4 (standalone installer sobre windows 7) e necessito converter um mapa de polígonos num raster (Matricial > Conversão > Digitalizar (Vector para Matriz)), que deverá ser posteriormente analisado em Fragstats (métricas de paisagem).

O Fragstats carrega (de acordo com as opções listadas na interface) rasters do tipo ArcGRID, ASCII, Binários de 8, 16 ou 32 bits, ERDAS e IDRISI (anexo um doc com as características a que estes ficheiros devem obedecer, texto original e tradução minha e outro doc com uma lista dos formatos raster do QGIS). Tendo em conta estes formatos e os formatos que é possível criar a partir do QGIS, comecei por tentar os formatos ERDAS e IDRISI, mas depois de várias negas do Fragstats vim a descobri que afinal já não carrega imagens deste tipo, apesar de listar essa possibilidade na sua interface (FAQs do Fragstats). Assim sendo, os formatos capazes de serem lidos pelo Fragstats reduzem-se aos tipos ArcGRID, ASCII e Binários de 8, 16 ou 32 bits.

Como me parece que o QGIS não consegue criar imagens ArcGRID (tentei e recebi uma nega), restam-me os formatos ASCII e Binários de 8, 16 ou 32 bits. Relativamente aos ASCII, não faço ideia se podem ser criados em QGIS (não experimentei nenhum dos ASCIIs listados no QGIS), mas relativamente aos binários experimentei várias hipóteses, executando comandos como aqueles que transcrevo abaixo:

gdal_rasterize -a CODE -tr 50 50 -l AREAS -a_nodata 99 -ot Byte D:/Aulas/2011_2012/ECO_PAIS/TESTE_RASTERS/SHPs/Areas.shp D:/Aulas/2011_2012/ECO_PAIS/TESTE_RASTERS/RASTERS/Areas_QG.tif

para obter um raster de 8 bits (entrada assinalada no Fragstats como binário de 8 bits)

gdal_rasterize -a CODE -tr 50 50 -l AREAS -a_nodata 99 -ot Int16 D:/Aulas/2011_2012/ECO_PAIS/TESTE_RASTERS/SHPs/Areas.shp D:/Aulas/2011_2012/ECO_PAIS/TESTE_RASTERS/RASTERS/Areas_QG_1.tif

para obter um raster de 16 bits (entrada assinalada no Fragstats como binário de 16 bits).

Aparentemente as imagens são criadas com sucesso (embora por vezes receba uma mensagem em sentido contrário, o ficheiro é criado e consigo visualizá-lo no QGIS) e os valores atribuídos a cada um dos píxeis de 50mx50m estão de acordo com os valores atribuídos aos polígonos originais através do atributo CODE.

Infelizmente, ao correr o Fragstats, os valores atribuídos aos píxeis são incorretamente interpretados e em vez das classes originais (do atributo CODE) são interpretadas outras sem nenhum sentido (aparente).

Posso, ainda, acrescentar que o Fragstats consegue analisar corretamente a GRID equivalente às imagens geradas pelos comandos acima transcritos, o que me leva a crer que o problema não deverá relacionar-se com o programa em si mas no modo como lê o raster advindo do QGIS ou com o próprio raster.

Se alguém tiver experimentado o mesmo problema, detete algum erro nos comandos que usei, ou simplesmente tiver dicas a propor, agradeço a ajuda.

Cumprimentos

José Martinho Lourenço