[Portugal] Re: Sistemas de coordenadas nacional ETRS89/PT-TM06

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Domingo, 18 de Março de 2012 - 20:58:23 EDT

Caro André Mano

Penso que as suas dúvidas serão comuns. Relacionam-se com duas áreas de
estudo que são a Geodesia e a Cartografia Matemática, e que devem ser
estudadas de forma independente. Na Geodesia determinam-se coordenadas
geográficas de pontos que por serem medições incorporam algum erro. Na
Cartografia estabelecem-se projeções, isto é, formalismos matemáticos bem
definidos, por isso sem erro, que convertem as coordenadas geográficas para
outra forma.

> *Primeiro: Datum Geodésico é o ponto onde o elipsoíde de referência e o
> geóide são coincidentes, e é a partir deste ponto se fixam as
> coordenadas podendo depois ser aplicada ou não uma falsa origem... certo?
> :s*

O estabelecimento de um datum tradicional faz-se por observação
astronómica, das coordenadas geográficas de um ponto (PAF - ponto
astronómico fundamental: Observatório do castelo de S. Jorge no caso do
datum Lisboa, Melriça no caso do datum 73). Esse ponto não é o mesmo que o
ponto central da projeção e não é necessário para a definição do sistema de
coordenadas geográficas (datum).
No caso de um datum geocêntrico (como o ETRS89) o processo de fixação de
coordenadas é diferente e não há PAF.
O conceito de ponto central e de falsa origem só vão aparecer na definição
da projeção cartográfica e não têm nada a ver com o datum.

> *Segundo: Se assim for, e recuperando novamente o tópico ETRS89, isso
> significa que a projecção de coordenadas para o nosso país com este
> sistema  se faz fazendo passar o elipsoide GRS80 no centro geodésico de
> portugal fixando-se aí as coordenadas e o ponto 0 dos quadrantes!?*

Como já disse, as projeções cartográficas são formalismos matemáticos para
converter as coordenadas geográficas para uma forma de coordenadas
rectangulares.
No caso das que temos usado em Portugal (Bonne e Gauss) envolvem um ponto
central, que recebe inicialmemte as coordenadas rectangulares (0,0).
Tradicionalmente ele era definido como 1º E do meridiano de Lisboa e
39º40'N. Agora, com a projeção PT-TM06 definida para o datum ETRS89,
alterou-se o ponto central para uma posição próxima.
Apenas no caso do datum Lisboa era habitual aplicar-se uma grande
translação que colocava todo o território no primeiro quadrante e que
tornava todas as coordenadas positivas.

> *A questão dos Sistemas de coordenadas é, em última análise, a
> sustentação do nosso trabalho, e por isso mesmo  *

Não posso concordar mais consigo... Infelizmente o tema nem sempre é
adequadamente valorizado.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves