[Portugal] raster a partir de pontos

Joaquim Luis jluis ualg.pt
Terça-Feira, 20 de Março de 2012 - 13:46:14 EDT

On 20-03-2012 17:29, Zara Teixeira wrote:
> Boa tarde,
>
> existe alguma forma, no QGIS ou GRASS (tenho o 1.7.4 instalado em
> Windows 7), de criar um raster a partir de um shapefile de pontos,
> garantindo que as coordenadas X e Y de cada ponto são o centróide das
> células e que o valor a atribuir a cada célula é seleccionável
> escolhendo uma coluna na tabela de atributos?
>
> Já procurei várias opções, mas nenhuma satisfatória.
> Provavelmente estou a pedir demasiado, mas se alguém conhecer uma
> forma de fazer o que pretendo, até mesmo num outro software, seria de
> [...]

Zara,

O que perguntas só é possível se os pontos da tua shape tiverem sido
previamente "grelhados". Quero com isto dizer que eles resultaram de uma
interpolação prévia ou então foram calculados nas posições da malaha de
uma grelha (matriz). Nesta circunstância a resposta é sim e como eu o
faria era usar o ogr2ogr para converter a shape em .csv ou .gmt e depois
reformatar para um formato grelha com o xyz2grd do GMT, mas este último
passo pode por certo ser feito também com outros softs.
Caso contrário, vais mesmo precisar de interpolar os pontos da tua shape
para um grelha regular e lá se vai a tua condição de
"garantindo que as coordenadas X e Y de cada ponto são o centróide das
células"

Joaquim