[Portugal] Re: Postgis 2.0 - Análise de Vizinho mais próximo usando index GIST (função <->)

duartecarreira dncarreira gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Maio de 2012 - 11:02:10 EDT

Alexandre,

Vou arriscar um comentário... não sou grande coisa com sql espacial e o teu
já não é propriamente trivial!!

A minha ideia é que neste caso o índice espacial não fará grande sentido
sendo um operador que calcula valores entre quaisquer 2 geometrias... acho
que tens de fazer uma selecção espacial, ou seja, limitar o cálculo do <-> a
uma pré-selecção com base na intersecção de geometrias. Podes usar uma
distância máxima de N km para obter os polys da mesma classe dentro desse
envelope e só para esses calcular o mínimo <->. Corres o risco de ficar sem
resposta para os casos em que o poly mais próximo da mesma classe se
encontrar para além dessa distância... poderás ter de fazer 1 segundo select
só para esses casos?

Também me ocorre que neste caso, se limitares o cálculo do poly mais próximo
a uma selecção dentro de um envelope, então será melhor usar st_distance
porque não usa o centróide. O centróide pode dar falsos "mais próximos"
facilmente...

Claro que isto é só teoria...

Aproveito para propor uma ideia... um repositório de receitas sql?? talvez
no wiki da osgeopt??

Duarte