[Portugal] valores nulos em mdt

Pedro Costa pedrocostaarma sapo.pt
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012 - 10:28:46 EDT

Olá pessoal,

Será que podem partilhar o que costumam fazer quando trabalham com
valores nulos no qgis/Grass?
Ou seja, estou a trabalhar com declives e exposições e tenho valores a 0
(reais) e valores a 0 que considero nulos (são os que correspondem à
bounding box, área extra-estudo).

Em sig proprietários convertia o limite do concelho para raster
(atribuindo valor um) e depois multiplicava pelo meu mdt, devolvendo
apenas a área de análise. Obviamente nada * qualquer coisa dá nada.
Mas com o QGIS quando converto, devolve-me não só a área do concelho mas
a da bounding box (com valor 0) e por isso não resulta muito bem. Tenho
de colocar a transparente valores 0 (para não me confundir) só que agora
tenho layers em que tenho locais com valor 0 que preciso.

Como costumam eliminar a área fora do estudo quando trabalham com mdt's?
Podem dar umas dicas?

Obrigado

Pedro