[Portugal] valores nulos em mdt

Joaquim Luis jluis ualg.pt
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012 - 10:57:33 EDT

Pedro,

Quando se trabalha com grelhas de 'floats' (numeros reais) como será o
caso do teu mdt, o mais correcto é usar aquele número especial que é o
NãoNúmero cujo nome original em inglês é NotANumber e aparece escrito
normalmente como NaN
Estes NaNs tem características especiais de, por exemplo:
Qualquer operação envolvendo um NaN é por definição um NaN. Exemplo,
média de 10 valores em que um é NaN, o resultado é NaN
Un NaN é diferente de si próprio. Ou seja (NaN == NaN)?   ===> FALSE
Usando estas propriedades, este não-número é extremamente útil para
representar a falta de dados .... assim os programas o saibam reconhecer

Quando mudamos para imagens (eu não gosto nada do termo raster que
mistura e confunde o conceito de grelha com de imagem) o caso muda de
figura porque estas são representadas por números inteiros, e por
definição não há NaNs inteiros. Logo utiliza-se um inteiro para
representar essa falta. Pode ser o 0, pode ser um outro qualquer e dizer
que representa a tranparência, ou outras soluções. Cabe ao programa que
usa os dados saber reconhecer a codificação e actuar de acordo.

Joaquim