[Portugal] A Universidade de Coimbra começa migração para gvSIG

gvSIG News Office press gvsig.com
Segunda-Feira, 5 de Novembro de 2012 - 09:12:29 PST



Os tempos, como os ventos, são de mudança. Na sequência dos constrangimentos orçamentais que nos últimos anos têm vindo a ser impostos às universidades portuguesas, chegando mesmo a por em causa a garantia de condições mínimas para um funcionamento digno, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra iniciou, no presente ano lectivo, um processo de migração lúcida e consistente para software SIG de código aberto. 

Numa conduta pioneira e, por isso arrojada, no ensino oficial de SIG a nível superior, este pequeno (grande) passo permitirá abrir novos horizontes no sentido da verdadeira democratização do ensino, sem amarras contratuais a licenças (aditivas) que perdem validade ao fim de um ano e convidam a renovações onerosas, e incontornáveis. 

Um "Ensino Livre" não faz sentido se não fizer apelo a Software Livre. E se existe, deveria ter força de Lei. Veja-se o exemplo vindo do Brasil ao nível do ensino superior e da administração territorial. Não é coincidência! Estamos perante um país que revela uma pujança económica assinalável que tem vindo a espantar o mundo, onde se impôs de modo regulamentado a utilização de software livre nas várias instâncias de ensino e utilização, das universidades às instituições que, directa ou indirectamente, intervêm na gestão e administração territorial. 

Se, nas primeiras, se formam os profissionais/técnicos, nas referidas instituições impôs-se o uso de software de código aberto, ou seja, um convite às próprias universidades para assim direccionarem e incentivarem a formação dos seus estudantes, com enormes vantagens para todos, inclusivé ao nível da redução de custos de funcionamento das universidades. 

Ao inciar um processo de migração de software SIG proprietário para gvSIG (software de código aberto) na leccionação da cadeira de Sistemas de Informação Geográfica, o exemplo do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vem demonstrar que é possível "fazer igual, gastando muito menos". Ao mesmo tempo que se reduzem custos, ensinam-se a ética e deontologia de Bentham aos estudantes, ao desincentivar a instalação (ilícita) de software não genuíno, para além de ficar implícito  o convite às instituições ligadas à administração territorial  para acompanharem este processo, com vantagens evidentes. E se o exemplo, diz-se, vem de cima, pois que os futuros Professores e Técnicos de Geografia licenciados pela Universidade de Coimbra repliquem "n" vezes, estes valiosos ensinamentos nas instituições de ensino secundário portuguesas e outras instituições de potencial acolhimento dos referidos técnicos. Por um Ensino livre, de verdade!


-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/attachments/20121105/ee206157/attachment.html>


More information about the Portugal mailing list