[Portugal] French government to use PostgreSQL and LibreOffice in free software adoption push

Giovanni Manghi giovanni.manghi faunalia.pt
Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012 - 05:38:32 PDT

On Mon, Oct 1, 2012 at 8:23 PM, Fred Lehodey <lehodey  gmail.com> wrote:
> Olá Giovanni e membros,
> Sobre o assunto, vi há alguns dias passar a circular do primeiro ministro
> que guardei (pela surpresa).
> Ver anexo (em francês).
>
> E, na última release do Geoserver, reparei estas linhas:
> Support for WFS 2.0 adds some interesting new capabilities to the WFS
> protocol such as paging, stored queries, and extended operators. Thanks to
> IGN France and Géoportail for sponsoring OpenGeo to make this improvement.
>
> Interessante...

Olá Fred,
Eu acho que não é simplesmente "interessante", mas a demonstração de
um processo que deveria ser perfeitamente lógico e natural.

As entidades e empresas que adoptaram o software livre fazem muito bem
em reinvestir ($, codígo, documentaaçõ, traduções, etc.) no mesmo
software livre, pois assim conseguem obter dois resultados: a)
implementar funcionalidades eventualmente em falta (ou melhorar as que
não funcionam correctamente) - e b) contribuir para garantir a boa
saúde do mesmo software.
De forma geral, quem adopta o software livre e não se interessa pelo
bem estar dos projectos que escolheu usar, não está a servir o
interesse de ninguém - nem sequer de si próprio. Muitas empresas só
parasitam o trabalho da comunidade open source, porque é "gratuito". E
depois? Aumentam os seus lucros à custa de trabalho alheio. Não é
eticamente correcto e nem serve a sua productividade, que poderia ser
grandemente aumentada. O que poupam em licenças podia servir para ter
software espectacular...!

-- Giovanni --