[Portugal] Criar geometrias em objectos já existentes

Ricardo Filipe Soares Garcia da ricardo.garcia.silva gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 - 07:55:11 PDT

Olá Pedro

> --> Qual a melhor prática para guardar os ficheiros shape de forma a que
> sejam utilizados por vários utilizadores (apenas para consulta, não para
> edição) no QGIS e no Pmapper.
> Devo colocá-los numa BD Postgis ou apenas  tê-los numa qq directoria de um
> pc/servidor?

Depende.

- Qual a tua política de acesso aos dados? Toda a gente pode aceder, ou é
necesário pedir autorização a alguém (leia-se, fornecer um username e
password)?

- Tens um número muito grande de utilizadores?

- Queres que os teus utilizadores possam copiar os ficheiros ou preferes
manter apenas um único local de acesso? Se guardares os ficheiros numa base
de dados, à partida conseguirás gerir melhor as permissões de acesso. Podes
ter utilizadores com acesso só de leitura e outros com acesso de escrita.

- Como funciona a infraestrutura informática do local em questão? Tens um
bom servidor de base de dados? Esperas uma utilização muito intensiva dos
dados?

- Os teus utilizadores estão habituados a aceder a bases de dados? Ou estão
habituados a trabalhar com pastas partilhadas?

- Qual o volume de dados em questão? São ficheiros muito grandes?

Ambas as soluções são válidas, depende um bocado do teu objectivo e da
natureza dos dados.
Sem conhecer a tua situação específica, parece-me que se calhar te dá menos
trabalho armazenar os dados em disco. No entanto, pode ser uma solução mais
limpinha se os guardares antes numa base de dados.