[Portugal] dataset Cabo Verde

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Domingo, 19 de Maio de 2013 - 18:48:49 PDT

Olá

Penso que Cabo Verde adoptou o datum ITRF96 (isto é, o WGS84). Há uma
projeção para todas as ilhas, baseada neste datum, que é uma LCC (Cónica
Conforme de Lambert), com paralelos standard 15º 00' N e 16º 40' N. O
código EPSG é 4826.

A triangulação geodésica antiga de Cabo Verde tinha praticamente um datum
por cada ilha. As cartas 1:25.000 produzidas antes da independência têm os
nomes deles, mas alguns deles são iguais. Há algum tempo trabalhei com
essas cartas e fiz uma determinação de parâmetros de transformação para
WGS84, por um processo aproximado. Os resultados estão em:
http://www.isprs.org/proceedings/XXXVII/congress/2_pdf/7_WG-II-7/17.pdf
Na cartografia 1:25000 usava-se a projeção UTM, zonas 26 e 27.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves