[Portugal] Calcular a área numa camada de polígonos, usando uma projeção diferente, qgis

André Pinhal apinhal montanha.org
Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2013 - 16:05:38 PST

Olá novamente,

Usei o *open field calculator* para obter as áreas, a ideia é, a partir de
uma shapefile de polígonos acrescentar-lhe um novo campo com as áreas numa
projeção diferente. Não tenho necessidade para fazer isto para muitos
dados, é uma necessidade pontual. Fiquei curioso porque é possível fazer
isto de forma simples no arcgis.

Calcular diretamente a área de um conjunto de polígonos na projeção *web
mercator*, é uma coisa que não se deve fazer.
Aqui em Portugal, as áreas calculadas diretamente sobre esta projeção são
inflacionadas até cerca de 80%.

Nas coordenadas ETRS89-PTTM06 ou Datum 73, a deformação linear é próxima de
1 e por isso não é tão problemático.

__
Cumprimentos
André Pinhal