[Portugal] QGIS - geometria única a partir de várias geometrias

Pedro pedro.ferro gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2013 - 04:30:45 PST

Olá!

nova leva de dúvidas :)

1. Tenho um ficheiro com todos os concelhos (cada concelho é uma geometria)
e a partir daí pretendia criar um outro ficheiro com os distritos, mas de
forma a que esse ficheiro de distritos fosse uma geometria única.
Fiz o copy + paste mas não sei como transformar essas vária geometrias
(concelhos) numa única (distritos)

2. Esta dúvida se calhar é mais do lado do Postgresql/PostGIS do que do QGIS
Estou a fazer algo (em postgis) para outros utilizadores acederem (no QGIS)
e que o objectivo é que eles apenas tenham acesso de consulta há maior parte
da informação disponibilizada.

No entanto, há informação que os utilizadores podem ter interesse em fazer
um simples copy a partir do editor do objecto (por exemplo moradas, emails,
etc), mas como estão em modo de consulta não se consegue seleccionar a
informação no editor dos objectos.

Vêm alguma forma de conseguir seleccionar a informação no editor do QGIS sem
passar pelo facto de dar permissão de escrita na tabela do lado do postgis?

3. No postgis, esta parece-me muito básica mas não o sei fazer... como
colocar um link numa coluna?

obrigado,
Pedro