[Portugal] Exportar codigo SQL DB Manager

J. Gustavo Rocha jgr di.uminho.pt
Sexta-Feira, 28 de Março de 2014 - 09:52:50 PDT

Olá Cristina,

Não estou 100% seguro se estou a responder às tuas dúvidas, mas vou tentar.

1,2,3) Podes guardar as queries no próprio DB Manager de umas sessões
para as outras. Isto é, quando abres um projeto, recuperas as queries
gravadas e as camadas que resultam dessas queries. É das coisas mais
simpáticas do QGIS.

Para gravar as queries, no DB Manager, preenches a caixinha de texto em
cima (não tem qualquer legenda) e carregas em gravar. As queries depois
aparecem na combobox.

Mando em anexo uma imagem com uma query 'farmácias' guardada.

3,4) Depois de fazeres a query, podes criar uma camada a partir da
query. Essas camadas permanecem no projeto de umas sessões para as
outras, pois as queries são gravadas com o projeto.

Passo-te uma segunda imagem com a criação da camada a partir da query
anterior.

No próprio DB Manager, tens a opção de passar as camadas que resultam
das queries para uma tabela PostGIS. A opção chama-se Importar
camada/ficheiro, e a entrada é o nome do layer que resultou a query.

Desta forma passas o resultado da query para o PostGIS.

Parece-me que é a forma mais simples.

Claro que, sabendo SQL, podes criar a tabela imediatamente no PostGIS
com algo do género:
create table farmacias as
select osm_id, name, amenity, way
from planet_osm_point
where amenity = 'pharmacy'

Por fim, tanto quanto sei, não dá para gravar/ler a query em modo de
texto, a partir do DB Manager. Usa o copy e paste para o efeito.

Por favor, insiste na pergunta se não respondi bem às tuas questões.

Bom fim de semana,

J. Gustavo

J. Gustavo
--