[Portugal] Adicionar Plugin Sextante ao QGis

Luis Ferreira lferreira75.1 gmail.com
Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2014 - 09:01:56 PDT

Olá Alexandre,

Parece-me haver aqui uma confusão entre "georeferenciação"/registo de
uma imagem num determinado sistema de coordenadas com ortorectificação
de imagens (aéreas ou de satélite). Para o Nuno Cortês, e para o caso de
desconhecer, a diferença fundamental é que na ortorectificação usamos o
conhecimento da geometria do sensor/lente, altitude e orientação do voo,
juntamente com um modelo digital de terreno, para corrigir a distorção
geométrica da imagem.

Ortorectificação poderá ser executada com software proprietário (Erdas
Imagine, etc) ou aplicações opensource, como o OSSIM e OTB(nunca usei).
Penso que o Orfeo Tool Box usa librarias do OSSIM.

Li na diagonal o manual/documentação do i.rectify. Não possibilita
ortorectificação, apenas registo/georeferenciação. Usa como entrada o
resultado de outras funções (i.points para raster ou v.points para
vectorial) onde se marcaram e retiraram as coordenadas. Possibilita
georeferenciar um grupo de imagens.

Parece-me que o Georeferencer do QGIS é mais prático. Possibilita
inclusive a gravação dos pontos de controle num ficheiro.

Luís Ferreira