[Portugal] Adicionar Plugin Sextante ao QGis

Nuno Cortês nmrcortes live.com.pt
Quinta-Feira, 4 de Setembro de 2014 - 12:49:00 PDT

Sim eu sei o que é.

Mas como li na diagonal este artigo http://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOII_CD/Organizado/sens_foto/025.pdf queria saber se este algoritmo fazia mesmo ortorectificação.

Obrigado

Nuno Cortês

De: Luis Ferreira
Enviada: ‎quarta-feira‎, ‎3‎ de ‎setembro‎ de ‎2014 ‎17‎:‎02
Para: portugal  lists.osgeo.org

Olá Alexandre,

Parece-me haver aqui uma confusão entre "georeferenciação"/registo de uma imagem num determinado sistema de coordenadas com ortorectificação de imagens (aéreas ou de satélite). Para o Nuno Cortês, e para o caso de desconhecer, a diferença fundamental é que na ortorectificação usamos o conhecimento da geometria do sensor/lente, altitude e orientação do voo, juntamente com um modelo digital de terreno, para corrigir a distorção geométrica da imagem.

Ortorectificação poderá ser executada com software proprietário (Erdas Imagine, etc) ou aplicações opensource, como o OSSIM e OTB(nunca usei). Penso que o Orfeo Tool Box usa librarias do OSSIM.

Li na diagonal o manual/documentação do i.rectify. Não possibilita ortorectificação, apenas registo/georeferenciação. Usa como entrada o resultado de outras funções (i.points para raster ou v.points para vectorial) onde se marcaram e retiraram as coordenadas. Possibilita georeferenciar um grupo de imagens.

Parece-me que o Georeferencer do QGIS é mais prático. Possibilita inclusive a gravação dos pontos de controle num ficheiro.

Luís Ferreira