[Portugal] raster a partir de campo categorico

Paulo Flores Ribeiro paulo.flores.mail gmail.com
Domingo, 13 de Março de 2016 - 17:24:12 PDT

Bom dia,
Quero fazer um raster de usos do solo a partir de um shape de polígonos
(por exemplo um extracto do COS90). Cada cor no raster corresponderá a
uma categoria de uso do solo. Como a variável é categórica (i.e. não
numérica), não posso usar o menu «Raster > Conversão > Rasterizar». Será
possível usar a "Calculadora de campos" do shape para criar um campo
numérico onde cada valor corresponda a uma única categoria de uso do
solo definida num campo de string existente na tabela, de modo a depois
poder ser usado para a conversão para raster? A minha ideia era tentar
fazer isto sem precisar de ir ao GRASS ou ao Excel...
Obrigado,
PauloFR