[Portugal] raster a partir de campo categorico

Pedro Venâncio pedrongvenancio gmail.com
Terça-Feira, 15 de Março de 2016 - 04:18:40 PDT

Olá Paulo,

Isso não só está disponível no QGIS, como existem, no QGIS, diversas formas
de o fazer.

Deixo-lhe, como exemplo, alguns dos exercícios do workshop que eu ministrei
no 2.º Encontro de Utilizadores QGIS, em Coimbra:
http://qgis.pt/workshops_qgis2014/ws_processing_qgis_day_2014.pdf
Veja os exemplos nos diapositivos: 70-75; 100-102; 106-108.

Pode fazer-se exatamente o mesmo, recorrendo ao Field Calculator. Um
exemplo pequeno feito aqui com a COS2007. Basta no Field Calculator colocar
a expressão:

CASE
    WHEN "CLASSE_NI3" = 'Vinha' THEN 221011
    WHEN "CLASSE_NI3" = 'Olivais' THEN 223011
    WHEN "CLASSE_NI3" = 'Indústria' THEN 121011
    ELSE 999999
END

sendo CLASSE_NI3 a coluna que contém a descrição da ocupação (neste caso, 3
exemplos do nível 3 da COS 2007).

Depois é só fazer a transformação de vetor para raster, como também é
explicado no workshop que coloquei em cima.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

No dia 15 de março de 2016 às 10:17, Paulo Flores Ribeiro <
paulo.flores.mail  gmail.com> escreveu:

> [...]
> duas tabelas.
>
> 6 - Depois de estabelecida a ligação, preenche o campo CODE_USO da sua
> tabela dizendo que é igual ao campo CODE_USO da tabela que criou no ponto 1
>
> 7- Depois de preenchidos todos os registos, remove o JOIN e grava a edição
>
> 8 - Manda transformar a shapefile numa raster file usando o campo CODE_USO
> como campo guia.
>
> Espero que seja esta a solução do seu problema.
>
> Cumprimentos
>
> José Aranha.
>

> No dia 14 de março de 2016 às 16:31, Jose Aranha <j.aranha.utad  gmail.com>

>>> Paulo