[Portugal] Programação python em Qgis

Ricardo Filipe Soares Garcia da ricardo.garcia.silva gmail.com
Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2016 - 13:42:16 PDT

Além dos recursos que o Alexandre indica, também podes simplesmente estudar
o código de plugins que implementem funcionalidades semelhantes às que
queres usar. O código Python não é pré-compilado, o que significa que
quando instalas um plugin também ficas com o código-fonte. A licença usada
nos plugins do QGIS permite-te fazê-lo (e até o encoraja).

Se tiveres dúvidas podes usar a lista qgis-dev[1], que costuma ser amistosa
para quem tem interesse em aprender e de resposta rápida. Também há o
stackexchange de GIS[2], que contem boas dicas.

Ah, e se quiseres, também há pessoal (incluindo eu) que dá formação sobre
programação em Python para QGIS[3] ;)

Outros recursos que costumo recomendar são a API C++[4] do QGIS (super
útil, mesmo para plugins Python), a documentação oficial do Python[5] e a
da Qt[6].

[2] - https://gis.stackexchange.com/
[3] - http://naturalgis.pt/formacoes.html
[4] - http://www.qgis.org/api/index.html
[5] - https://docs.python.org/2/library/index.html
[6] - https://doc.qt.io/qt-5/classes.html

Bom trabalho!

https://anitagraser.com/2014/04/26/getting-started-writing-qgis-2-x-plugins/

> Depois há um excelente livro:
>
> https://locatepress.com/ppg
>
> A seg, 19/09/2016, 20:57, Paulo Mendes (Sapo TLM) <p.s.mendes  sapo.pt>

Tenho necessidade de fazer alguns menus ou ferramentas no qgis!