[Portugal] Classificaçõe imagens de satélite

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2018 - 07:20:27 PDT

Bom dia,

A menos que não esteja a entender a tua pergunta correctamente... aqui vai.

A assinatura espectral de cada espécie vegetal varia de imagem para imagem,
mesmo usando o mesmo sensor. Ou seja, a mesma mancha de vegetação reflete
de maneira diferente consoante a hora do dia a posição do sol, nuvens,
poluição no ar, etc... Para além disso, a própria vegetação pode ter
comportamento de reflexão diferentes consoante a altura do ano (e.g., se
está em flor ou não), o vigor das plantas etc...

Dito isto, acho que não há formulas magicas que possa pegar uma imagem e
classificá-las com base em parâmetros predefinidos. Tem de ser feito um
trabalho rigoroso de recolha de amostras, de preferência incluindo varias
bandas (e não apenas um ndvi) e por vezes várias imagens para distinguir
certas espécies.

Embora não tenha usado para este fim, ouvi dizer que o Semi-automatic
classification plugin para QGIS é porreiro. Em tempos também encontrei um
site que permitia fazer esse tipo de análise, acho que era qq coisa ligado
ao sentinel, mas perdi-lhe o rasto.

Cumprimentos,

Alexandre Neto

José Borges <j_borges  live.com.pt> escreveu no dia sexta, 28/09/2018 às
12:36: