[Portugal] Cálculo de áreas e distâncias em QGIS 3.10

Moisés Ribeiro Teixeira mribeiroteixeira gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 - 02:35:25 PDT

Com alguma frequência utilizo o QGIS 3.10 para fazer cálculos de áreas e
distâncias. Reparei que as áreas que calculei num determinado projeto eram
ligeiramente diferentes das que esperava obter pois, trata-se de uma
parcela cuja área é conhecida e medida com fita métrica.
Verifiquei no QGIS as propriedade do projeto que correspondem às que vêm
com a instalação do QGIS  que são as seguintes:
Geral-Configurações gerais-Medições-GRS1980 EPSG:7019
As coordenadas do meu projeto são ETRS89/PT-TM-06.
Neste contexto, preciso de ajuda de alguém com mais experiência e
conhecimento da matéria que me oriente para de bibliografia que me possa a
solução relativamente às configurações do QGIS no cálculo de áreas quer em
ETRS89/PT, 2D e em 3D para Portugal.
Grato pela atenção dispensada,

Moisés Ribeiro Teixeira
  Coimbra-Portugal