[Portugal] Cálculo de áreas e distâncias em QGIS 3.10

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 - 09:33:56 PDT

Caro Moisés
Em Portugal Continental a deformação da nossa projeção é muito pequena na
maior parte do território. Se considerarmos, por exemplo, pontos à
distância de 50 km do meridiano central (mais de 60% do país está nessa
faixa), a deformação introduzida pela projecção é de 0.003% nos
comprimentos e 0.006% nas áreas, isto é, uma distância de 100 metros no
elipsoide terá mais 3 mm no plano cartográfico, ou seja, ou temos um
polígono materializado e coordenado no terreno com um nível de rigor
milimétrico, ou centimétrico pelo menos, ou então o problema da deformação
é totalmente irrelevante.
Se formos para um pouco mais longe, por exemplo em Sintra ou Miranda do
Douro, a 100 km do meridiano central o efeito é maior, mas ainda assim
dificilmente significativo para o cálculo de áreas (deformação linear 4
vezes maior).

De que ordem de grandeza é a diferença que encontra? Esquecendo a
deformação da projeção, há que ver que diferenças de alguns metros
quadrados são muitas vezes insignificantes em termos relativos. Por exemplo
um quadrado de 100.00 m por 100.00 m, que na verdade tenha 100.03 m por
100.03 m, terá um acréscimo de área de 6 m2. Em termos relativos é muito
pouco. Ter um lado de 100 metros materializado e medido com rigor de
centímetros não é fácil.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves