[QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Giovanni Manghi giovanni.manghi faunalia.pt
Quarta-Feira, 4 de Junho de 2014 - 02:25:53 PDT

> Quero dar os parabéns a todos os intervenientes neste 2º encontro.
> Há mais de 15 anos de utilizo software de SIG, nomeadamente os da ESRI.
> Tanto em ambiente académico como profissional, visto as entidades que
> represento ou representei terem licenciamento para utilização do ArcGis.
> Em termos académicos a ESRI faculta licenças gratuitas para prazos de 1 ano,
> única e exclusivamente para uso em trabalhos académicos e científicos.
> Já em termos profissionais, durante o período que representei o Estado
> tínhamos contrato com a ESRI...

no quadro normativo/legislativo actual e considerado o estado de
desenvolvimento do sw (SIG) open source, a compra de novas licenças de
sw proprietário justifica-se muito dificilmente.

> Actualmente, por ser empresário tenho necessidade de me virar para o open
> source porque é uma forma de controlar os custos e não cair na ilegalidade.

o custo é um factor, mas não pode ser a única razão.
As pessoas devem fazer o pequeno esforço e perceber que usar OS é
melhor para muitas outras razões: para as nossas cabeças, para os
nossos filhos, para a nossa sociedade, para sempre legal, e muito
mais.

> Assim sendo, penso que vou começar a participar mais activamente neste forúm
> e nas diversas acções que o grupo organizar.
> Fico ao vosso dispor para ajudar naquilo que consiga e for útil.

bem vindo e obrigado pela disponibilidade!

--
Giovanni Manghi
Faunalia.pt

Web: http://www.faunalia.pt