[QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

José Pedro Santos zpsantos1 hotmail.com
Sábado, 7 de Junho de 2014 - 05:04:21 PDT

Caro Ricardo,
A minha ideia foi essa mesmo em relação ao SASIG. Na altura até cheguei a entrar em contacto com a organização dos SASIG e falei com o Giovanni.
Se tiveram 140 pessoas no Encontro QGIS imagine em conjunto com o SASIG numa lógica "open". Todavia, os patrocínios de empresas devem existir. Há sempre custos associados à organização de um evento destes por isso este patrocínio é sempre bem vindo e dá outra visibilidade ao evento.
Agradeço os esforço de todos na promoção destes eventos e contem comigo caso precisem de alguma ajuda.
Cumprimentos,José Santos Date: Wed, 4 Jun 2014 00:07:19 +0100
Subject: Re: [QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal
From: ricardodepinho at gmail.com
To: zpsantos1 at hotmail.com
CC: senhor.neto at gmail.com; qgis-pt at lists.osgeo.org

Caro José Santos,

Não posso deixar de transmitir aqui minha sincera opinião acerca desta "proposta". (sem qualquer ofensa)

Devo esclarecer que acompanhei desde o início o SASIG, inclusivé como "interveniente", e fui sempre contrário à ideia de eventos livres "pagos". Podiamos passar aqui muito tempo e post's a debater esta questão, mas o ponto que devo realçar é que esse debate nunca foi feito de forma aberta e democrática relativamente ao SASIG.

Já participei em muitos outros eventos SIG, nacionais e internacionais, e inclusivé participei diretamente na organização de alguns (GISDAY). Essa experiencia leva-me a preferir um modelo de inscrição gratuita, mesmo que isso inviabilize os almoços, os jantares, etc.

Também devo manifestar a minha opinião a favor da opção desta organização pelo NÃO PATROCINIO EMPRESARIAL, mas sim pelo PATROCINIO DOS UTILIZADORES (donativos!). Transmite uma ideia de total independencia e transparencia do evento e das apresentações. E posso garantir que isso se refletiu num ambiente muito mais transparente e verdadeiro, de liberdade de expressão, neste evento do que nos restantes a que tenho assistido. E esse aspecto é um valor que prezo acima de qualquer brinde, lanche, ou outro "luxo" qualquer.

O almoço na cantina da faculdade, que cada um pagou do seu bolso, foi igualmente promotor de networking! ;-)

Cumprimentos,
Ricardo Pinho