[QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

Pedro pedro.ferro gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Junho de 2014 - 04:57:53 PDT

Viva,

- A minha opinião sobre a questão dos patrocínios/donativos:

Qualquer produto ou serviço só consegue sobreviver e crescer se tiver massa
critica, no caso do QGIS terão que ser utilizadores "individuais" mas
igualmente utilizadores institucionais (empresas, escolas, entidades
públicas, etc). Sem estes utilizadores, que funcionam como clientes, um
qualquer projecto tende a definhar no tempo e provavelmente a morrer, por
muito bom que seja.

Um evento, como este encontro do  QGIS PT tem tanto mais sucesso quanto mais
pessoas e organizações aderirem e participarem.
O facto de terem existido 140 inscrições individuais é sem dúvida um
excelente indicador.
Fiquei com "pena" que mais empresas, para além da Faunalia, não tivessem
presentes e patrocinado (ou feito um donativo, como lhe queiram chamar) o
evento. Isto porque seria um bom sinal que o software estava a ser utilizado
com fins "comerciais" o que, em última análise, garante a sua continuidade,
crescimento e viabilidade.

Eu não consigo ver como é que o patrocínio de empresas a um evento possa ser
um problema, aliás acho que seria um sinal de sucesso. Gostaria de ver um
encontro deste género com vários patrocinadores de peso.
Há imensos encontros, congressos, apresentações, etc que têm empresas que os
financiam e o público não vê isso como qualquer forma de apropriação.

Parece-me que muitos bons projectos open source por vezes perdem-se ao longo
do tempo porque tendem a esquecer que existe sempre uma vertente comercial
que não se deve esquecer.

Aliás, seria inclusive óptimo para quem trabalha com o QGIS ver um encontro
destes com várias empresas associadas, visto que isso significaria mais
oportunidades profissionais!

Resumindo, espero que no 3º encontro QGIS PT exista mais empresas presentes,
para além da Faunalia :)

- A minha opinião sobre os workshops:

Acho que quem vai para um qq workshop com o objectivo de aprender a fazer
está equivocado.
Um workshop é uma demonstração de como se pode fazer algo (o apresentador
mostra step by step como chegar a um resultado).
Foi o que obviamente sucedeu, apesar de por vezes, nós enquanto espectadores
tentarmos replicar os passos de quem apresenta.

Para aprender a fazer há que frequentar formações and so on.

- Resumindo:
Achei  o encontro muito válido e apercebi-me da crescente adaptação por
várias entidades do QGIS como ferramenta base de GIS, o que em representa
uma excelente perspectiva de crescimento!

abraço,
Pedro