[QGIS-pt] QGIS 2.4 disponível para download

João Gaspar joao.f.r.gaspar gmail.com
Domingo, 29 de Junho de 2014 - 05:00:26 PDT

Boas Ricardo,

a palavra certa não é "reclamar" mas sim sugerir, o português é uma língua
que pode ter significados diferentes no seu contexto. ;)

A falta de instaladores para MacOS não é uma "falha grave do projecto QGIS"
mas sim falta de pessoas que se possam dedicar a esse fim.

Como tu dizes o mercado de app é muito reduzido nos sig para os MacOS por
alguma razão. Na minha opinião (é apenas uma possível teoria) o número
reduzido deve-se ao facto da apple ser demasiado fechada. Os fabricantes de
software esbarram-se com isso. E preferem partir para outras plataformas.

A minha opinião, sem querer ofender ninguém, acho que a Apple é uma questão
de moda, design de equipamentos, existe muitos utilizadores que o usam e
nem sequer conhecem a potencialidade das máquinas.

Poderá ter maior fluidez (por vezes residual) relativamente a outros SO mas
deve-se apenas ao facto de a apple produzir o hardware ser e software do
MacOS. Os outros SO podem ser instalado em praticamente em tudo. E vamos
ser realistas ter software com hardware especifico que é o caso da Apple
trás dissabores em termos de preços, ou seja, não chega a todos os bolsos...

No meu caso, escolho o software e hardware tendo em conta o que o mercado
me fornece para a minha área de actuação já para evitar alguns dissabores
relativamente à falta de compatibilidade de softwares.

Não existe o SO perfeito, existem sim SO à medida dos utilizadores e às
aplicações que desejam executar.

O repositório do MacOS para a versão estável esteve sempre disponível no
qgis.org redireccionado para o KyngChaos, ou seja esteve sempre lá (com
mais ou menos atraso).

Se quiseres testar a versão developer tens sempre o Dakotacarto.

Relativamente à apple acreditar no opensource, é recente até 2012 ou 2013
tinhas de pagar o software de desenvolvimento de aplicações, ou seja se
querias desenvolver para apple tinhas de pagar o software, isso foi um erro
de estratégia na altura e a microsoft aproveitou-a criando as versões
express (gratuitas) para fazer as aplicações.

O QGIS não é um projecto final mas sim em evolução, portanto de certo
poderá existir alguma solução, até lá acho que todos os SO estão bem
servidos.

Abraços
João

No dia 29 de Junho de 2014 às 12:53, Ricardo Pinho <ricardodepinho  gmail.com