[QGIS-pt] 1as Jornadas Lusófonas CTIG 2014 - Coimbra - 11 a 13 Setembro 2014

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Sábado, 20 de Setembro de 2014 - 03:38:11 PDT

Caros,

Embora esteja garantido que esta informação será publicada futuramente pela
Univ. Coimbra, decidiu-se, com a aprovação do Prof. Dr. José Gomes,
antecipar a disponibilização ao grupo QGIS dos textos finais e os slides do
artigo:
"Jangada de SIG na Administração Pública Portuguesa"
https://dl.dropboxusercontent.com/u/1236917/jangada/Jangada%20de%20SIG_final.pdf
https://dl.dropboxusercontent.com/u/1236917/jangada/Jangada%20de%20SIG%20APP.odp

Considero que este deve ser visto como um pontapé de saída de um debate que
deve ser contínuo, na escolha entre soluções de software livre e software
proprietário.

Seria interessante que os membros deste grupo lessem com atenção este
artigo e contribuissem com sugestões e criticas construtivas para o tornar
ainda mais util.

Saliento o teste comparativo de geoprocessamento que se realizou entre
diversas soluções:

a) Proprietário “X” (versão 10.2);
b) QuantumGIS, futuramente designada apenas por “QGIS” (versão 2.2);
c) gvSIG (versão 2.0);
d) PostgreSQL/PostGIS.

Lanço aqui algumas perguntas para lançar o debate:
- Será que se poderia alcançar melhor desempenho com o QGIS?
- Não seria preferível fazer um exercicio diferente para medir o desempenho?
- Porque o desempenho do software proprietário em alguns testes ficou tão
acima do desempenho do software livre?

Abraço,
Ricardo Pinho

No dia 17 de Setembro de 2014 às 00:42, Pedro Venâncio <
pedrongvenancio  gmail.com> escreveu:

> Em relação a essa apresentação em particular, vou ver o que posso fazer.
>>

> É isso Ricardo, estamos curiosos! :)
>

> Abraço!
> Pedro

Ricardo Pinho