[QGIS-pt] Cadastro SIG

Hugo Santos ulmi.giga gmail.com
Terça-Feira, 11 de Agosto de 2015 - 02:58:11 PDT

Boas,

muito sinceramente, na minha experiência e na minha humilde opinião...

o GPS (com qualquer app que seja) apenas e só serve para cadastro de rede
água com vala aberta ou tiveres sempre o "rasgo" visível (e tiveres a
certeza que é água e não saneamento ou gás outra porcaria
qualquer)...porque, para mim só serve para válvulas (quando elas
existem)...e gps em ambiente urbano!

Se tiveres vala fechada, planta com carto a 1:2k ou afins e caneta "rules" e
até porque se for assim até vais marcar as coisas consoante a cabeça do
encarregado das águas e um dia é uma coisa e outro dia é outra.

Preocupa-te mais com o modelo de dados...muito muito importante e a
topologia da rede. Tenta mapear todos os acessórios (ventosas, valvulas
secionamento, valvulas redutoras de pressão, etc) porque tudo isto interessa
se posterior modelação da rede é muito importante também ter sempre noção do
material da conduta e diâmetro, para a modelação.

A topologia não é menos importante, cuidado com a intersecção das condutas
(tés) e o facto de se cruzarem não quer dizer que estejam ligadas, as
válvulas não se encontram nos "tés" estão antes/após e tenta entender a ZMC
ou zona que fecha.

Já disse que o modelo de dados é importante? =] Vais fazer como SHP, PostGIS
ou Spatialite com lookup tables?

Se tiveres ou quiseres usar uma app+gps, já ai tens muitas opções ;)