[QGIS-pt] QGIS 2.8 com Grelhas PT

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Março de 2015 - 02:35:11 PST

Ricardo

Essa parece-me uma boa abordagem. Obrigado por partilhar.
Acho que seria de aproveitar para também redifinir vários outros sistemas,
que apesar de não serem normalmente usados, por uma questão de coerência
deveriam ter associada a mesma transformação de datum. É o caso dos
sistemas de coordenadas geográficas e dos sistemas "deprecated".
Em anexo envio uma tabela com os sistemas nacionais que precisam de ser
alterados. Consegue fazer essa alterações?

Resolve-se também uma dificuldade comum, que é a dos ficheiros shapefile
que trazem o ficheiro PRJ da ESRI. No QGIS são identificados com um código
não EPSG (por exemplo 102164, para o sistema de coordenadas militares), que
não tem qualquer transformação de datum associada. Agora passariam a ter.
Seria também conveniente substituir o ficheiro de texto EPSG, por um novo
com grelhas, porque as transformações fietas na linha de comando recorrem a
ele e não à base de dados. Tenho um novo ficheiro EPSG, com as alterações,
em: http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/epsg.

A abordagem de fazer a transformação de ficheiros pelo Plugin de
transformação de coordenadas é igualmente válida. A substituição do
ficheiro srs.db não entra em conflito com esse plugin?

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves