[QGIS-pt] Help

Carla Garrido carlagarrido59 hotmail.com
Domingo, 10 de Maio de 2015 - 08:08:48 PDT

Boa tarde!Chamo-me Carla Garrido e estou atualmente a terminar o mestrado onde me propus desenvolver um projeto em ambiente SIG para demonstrar os contributos que esta poderá dar à segurança da navegação em administrações portuárias.Decidi adotar o QGIS, o qual me apraz embora esteja com algumas dúvidas para as quais preciso de ajuda:
1-Como poderei calcular volumes de erosão/assoreamento que ocorreu entre dois levantamentos Hidrográficos??Criei já os modelos digitais com uma malha de 1 m e tentei usar a "calculadora raster" no menu RASTER , subtraindo o primeiro levantamento com o segundo e depois queria somar todos os valores negativos e todos os valores positivos obtendo assim o volume mas não consigo obter dados.... da calculadora (o ficheiro diz: nan)Esta é a única forma de obter o volume, ou existe outra forma mais expedita de o fazer??
2-Gostaria de criar/apresentar perfis transversais onde se demonstre graficamente a evolução de uma dada zona ao longo do tempo, integrado vários levantamentos efectuados em diferentes datas. Estou a usar o "Terrain Profile" mas sem sucesso... Qual a melhor forma de obter o pretendido e se este comando é o adequado como deverei proceder?

3- Como poderei criar polígonos cujo atributo cota é variável?? (Esta necessidade surgiu para definir uma zona de transição em que a cota do canal de navegação varia entre dois valores e a transição é feita em talude.)
4- A cada um dos poligonos anteriormente descritos, que correspondem a zonas do canal principal de navegação, gostaria de adicionar os taludes laterais com inclinação de 1:5. É possível?? Qual o procedimento a adotar??
5-Depois de criar os polígonos que definem as várias zonas do canal de navegação, pretendo criar um MDT com a área do polígono e a cota de dragagem que é um atributo do polígono. Como poderei criar  esse MDT??
5-Uma vez que se pretende fiscalizar a evolução dos fundos, decorrentes das acções naturais sobre a zona mas também das artificiais, DRAGAGENS, gostaria de saber se é possível acompanhar em tempo real a localização dos equipamentos de dragagem através da entrada dos dados de posição obtida do sinal AIS?? Qual a melhor forma de obter esses dados e integrá-los na ferramenta??
6- Gostaria de atribuir uma simbologia que se encontra em formato ".DXF" à topologia ponto. Qual o procedimento a adotar?

Obrigada pela atenção que possam dispensar a este assunto.Carla Garrido