[QGIS-pt] Help

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Terça-Feira, 12 de Maio de 2015 - 03:40:19 PDT

Bom dia Carla,

Bem vinda à mailing list do QGIS.

Vou tentar responder ao que sei. Veja em baixo.

> 1-Como poderei calcular volumes de erosão/assoreamento que ocorreu entre
> dois levantamentos Hidrográficos??
> Criei já os modelos digitais com uma malha de 1 m e tentei usar a
> "calculadora raster" no menu RASTER , subtraindo o primeiro levantamento
> com o segundo e depois queria somar todos os valores negativos e todos os
> valores positivos obtendo assim o volume mas não consigo obter dados.... da
> calculadora (o ficheiro diz: nan)
> Esta é a única forma de obter o volume, ou existe outra forma mais
> expedita de o fazer??

Parece-me a forma correcta de fazer. O Nan equivale ao NULL, e é geralmente
sinal que a operação apanhou um valor nulo. Confirma que ambos os rasters
estão no mesmo sistema de coordenadas, e abrangem a mesma área.

Explore no processing a funcionalidade do GRASS r.volume, creio que dá para
calcular o que pretende se antes fizer uma camada com duas classes
indicando as áreas positivas e as negativas.

> 2-Gostaria de criar/apresentar perfis transversais onde se demonstre
> graficamente a evolução de uma dada zona ao longo do tempo, integrado
> vários levantamentos efectuados em diferentes datas. Estou a usar o
> "Terrain Profile" mas sem sucesso... Qual a melhor forma de obter o
> pretendido e se este comando é o adequado como deverei proceder?

O plugin profile tool é a ferramenta indicada para este trabalho. Pode usar
uma linha seleccionada, ou desenhar uma linha temporária para obter o
perfil. Para ter maior controlo sobre o resultado final pode exportar os
dados para uma folha de calculo e criar lá o perfil.

> 3- Como poderei criar polígonos cujo atributo cota é variável?? (Esta
> necessidade surgiu para definir uma zona de transição em que a cota do
> canal de navegação varia entre dois valores e a transição é feita em
> talude.)

O QGIS, tanto quanto sei, ainda só permite editar ficheiros 2.5D, ou seja,
coordenadas 2D com colocação de uma elevação como atributo. Mas essa
elevação aplica-se a todos os vértices do elemento. Não é portanto possivel
desenhar poligonos "inclinados".