[QGIS-pt] Convert Shape to Raster e somar os valores sobrepostos

Luis Correia Antunes lcantunes gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Maio de 2015 - 08:46:26 PDT

Bom dia,

Com a ajuda preciosa do Alexandre Neto, consegui chegar ao resultado
desejado.

O que tinha de origem era uma shape com áreas que representam buffers de
150mts a escolas e que tinha num campo o nº de alunos de cada escola.
Queria criar um raster com informação do nº de alunos por pixel. Como havia
(muitos) poligonos buffers sobrepostos não encontrei uma ferramenta direta
que me fizesse a soma do nº de alunos por pixel nas áreas sobrepostas.

Alternativa foi "partir" os poligonos:

- Criar um Shape linhas (ShapeA) com a ferramenta Polygons to Line;
- Criar um Shape áreas (ShapeB) a partir do ficheiro ShapeA com a
ferramenta Polygonize;
- Criar um Shape pontos (ShapeC) a partir do ficheiro ShapeB com a
ferramenta Polygon Centroids;
- Criar um Shape pontos (ShapeD) com a intercepção espacial entre o ShapeC
e o Shape original e calcular o resumo das intercepções com "sum"  com o
comando Join attributes by location;
- Criar um Shape áreas (Shape E) com a intercepção espacial entre o ShapeB
e o ShapeD com o comando Join attributes by location;

Resultado, shape de áreas "partidas" pelos cruzamentos entre os vários
buffers das escolas e com o sumatório do nº de alunos.

Segue em anexo o gráfico modelo deste resumo em anexo.

Abraço e obrigado (fico a dever "duas cervejas" Alexandre ;) ),

Luis Correia Antunes <http://pt.linkedin.com/pub/luis-antunes/7/9/a27/>

No dia 18 de maio de 2015 às 11:37, Alexandre Neto <senhor.neto  gmail.com>