[QGIS-pt] Iterações sobre atributos selecionados.

Fernando M. Roxo da Motta petro at roxo.org
Sat Nov 28 05:44:33 PST 2015

  Olá a todos,

  Estou tentando desenvolver um script para o processing no QGIS 2.12
em Xubuntu 14.04.   Não sou profissional de cartografia topografia,
portanto o SIG para mim é uma ferramenta que não conheço profundamente
e estou longe de usá-lo em seu total potencial.

  Eu tenho duas coleções de pontos, por exemplo Rec e Fon.   Em
princípio são dois shapefiles.   Em linhas gerais, estou percorrendo as
duas coleções como:

RPts = ogr.Open(Rec, False)
Rs = RPs.GetLayer(0)
NR = Rs.GetFeatureCount()

for i in xrange(NumREC):
    R = Rs.GetNextFeature()
    {faz alguma coisa com os R's}

  O mesmo para a coleção Fon.

  Uma das minhas perguntas é:  Esta é a melhor maneira de fazê-lo?

  Está funcionando, mas não sei se é mais eficiente ou elegante.

  Agora a minha pergunta núcleo.   Para cada ponto da coleção Fon eu
devo selecionar um subconjunto da coleção Rec.  Estou fazendo esta
seleção usando:

    # Esta expressão define um retângulo em torno do ponto Fon sendo
    # processado, supondo que as distribuições são orientadas NS ou LO.
    Sel = 'abs("RX"-%f)<=%f and abs("RY"-%f)<=%f'%\
            (FX,MxXd,FY,MxYd)

   # Seleciona os Rec em um retângulo
   processing.runalg('qgis:selectbyexpression','Rec',Sel,0)

  Esta seleção está funcionando, até onde consegui testar.  A minha
pergunta é:  Uma vez realizada a seleção, como posso iterar sobre a
lista de Rec's selecionados?

  Se esta não for a melhor abordagem para este problema eu ficaria muito
agradecido em receber sugestões.

  De antemão agradeço.

  Saudações.

  Roxo
P.S.- Pela escrita já devem ter percebido que sou brasileiro.  :)
--
---------------- Non luctari, ludare -------------------+ WYSIWYG
Fernando M. Roxo da Motta <petro  roxo.org>              | Editor?

  Roxo