[QGIS-pt] [Portugal] Erros na CAOP 2015 da Madeira

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Mon Nov 30 16:50:17 PST 2015

Olá Jorge,

> Na semana passada tive que importar a CAOP 2015 da Madeira (os polígonos).
> Descarreguei a shapefile a partir do site da DGT [1].
>
> Para meu espanto, a shapefile tem erros nas geometrias.

Não é só a da Madeira. A CAOP 2014 do Continente tinha os mesmos
problemas... E a COS 2007 a mesma coisa...

A maior parte destes problemas estão relacionados com as auto-intersecções
que são válidas no modelo topológico da ESRI, permitindo a auto-intersecção
dos polígonos, ao contrário do modelo da OGC, onde isto é considerado (e
bem, na minha opinião) um erro. Aqui está um exemplo elucidativo:
http://www.h2gis.org/docs/dev/ST_IsValidDetail/

O problema é que se não se tiver a devida atenção a isto, podem gerar-se
erros graves em workflows de processamento. Felizmente o QGIS é cada vez
mais intransigente com esses erros, evitando a propagação de problemas, que
no final de alguns passos, e sem se ter sequer noção, podem levar a
resultados catastróficos...

Abraços,
Pedro Venâncio