[QGIS-pt] Cartografia Oficial - simbologia

Aurelio Pires anvpires at gmail.com
Fri Apr 29 02:07:00 PDT 2016

Olá Ricardo,

Este é um assunto (Cartografia oficial/homologada em QGIS) para o qual
tenho muita motivação para colaborar, mas até ao momento o que posso
partilhar é o conhecimento do estado da arte (que tu também o ens) e
sugestões de abordagem ao problema.

Para começar, deixo aqui duas notas:

  * a DGT (ex-IGC, ex-IPCC, ex-IGP) diz que para que a cartografia seja
homologada não é obrigatório usar a estrutura de dados e catálogo de
objetos que consta dos documentos técnicos que disponibiliza. O que diz
é que o  modelo de dados usado na produção da cartografia tem de ser
adequado ao fim em vista e a sua descrição tem de ser fornecido à DGT
para que possa cumprir o processo de homologação.

  * no Brasil, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército
disponibiliza um plugin para o QGIS, o DSGTools [1], que permite aos
utilizadores a criação e utilização de produtos cartográficos de acordo
com as especificações da ET-EDGV 2.1.3 [2]. Embora esta norma incida
sobre dados geoespaciais vetoriais de defesa da força terrestre, nela
são apresentadas definições, conceitos e a modelação concetual e lógica
da estrutura de dados geoespaciais orientada a objetos, e que pode
servir de inspiração...

Um abraço,
Aurelio Pires

[1] http://plugins.qgis.org/plugins/DsgTools/