[QGIS-pt] Cartografia Oficial - simbologia

Ricardo Pinho ricardodepinho at gmail.com
Fri Apr 29 04:19:45 PDT 2016

Muito obrigado a ambos! (Aurélio Pires/ Ricardo Silva)

Essa excelente iniciativa (NormaPDMQGIS) seria um bom exemplo a seguir para
a Cartografia.
Se alguem disponibilizar algum trabalho já feito nesta área poderíamos
colocar no GitHUB (ou noutra plataforma) para todos colaborarmos nesse
sentido e quem sabe conseguir da DGT uma participação ativa neste processo.
Fico a aguardar mais respostas...

Em relação ao "NormaPDMQGIS":
Aproveito para alertar que o Reg. nº 142/2016 (9.Fev) "*Regulamento das
Normas e Especificações Técnicas da Cartografia a Observar na Elaboração
das Plantas dos Planos Territoriais*"
https://dre.pt/application/file/73455617

Determina o seguinte:

*Artigo 9.º - Elaboração das plantas dos planos territoriais2 — A
informação gráfica e alfanumérica integrada nas plantas dos planos
territoriais é estruturada em sistema de informação geográfica, seguindo a
norma técnica sobre o modelo de dados para o plano territorial em causa, a
publicar pela DGT no seu sítio da Internet*
*7 — A simbologia e as convenções gráficas a utilizar nas plantas que
constituem os planos territoriais constam da norma técnica sobre o modelo
de dados para cada tipo de plano territorial, a disponibilizar pela DGT.*

Ou seja, num futuro próximo prevê-se a publicação pela DGT de novas (?)
normas técnicas para modelo de dados, simbologia e convenções gráficas a
usar nas Plantas dos Planos.

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

No dia 29 de abril de 2016 às 11:55, Ricardo Filipe Soares Garcia da <
ricardo.garcia.silva  gmail.com> escreveu:

> Reenvio para a lista por cortesia, uma vez que  e-mail anterior foi
> público.

>>> dados (catalogo de objetos) e simbologia prevista nas especificações

Ricardo Pinho