[QGIS-pt] Declives de caminhos rurais

Antonio Sobral Almeida sobral.almeida at gmail.com
Tue Dec 6 03:19:24 PST 2016

Bom dia, Joana,

Há uns dez anos atrás, deparei-me com um problema em tudo idêntico ao seu:
tinha uns centos de quilómetros de estradas florestais em terra batida,
pela serra afora, e, para além de outras características, era necessário
determinar, com muita aproximação, os declives longitudinais, que, por sua
vez, iriam determinar os tipos de viaturas de bombeiros que podiam passar
nesses caminhos, para acederem, o mais rápidamente possível, a um
determinado local para combate directo ao fogo.

Fartei-me tambem de procurar por algo mais ou menos robótico para
determinar declives, mas depressa concluí que tinha que meter mãos à obra,
e organizar uma extensão que fizesse esse trabalho.

De uma extensão muito simples, foi evoluindo, e hoje vai na versão 5.8, que
pode descarregar do link abaixo, juntamente com as respectivas instruções,
e faz aquilo que você pretende.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em contactar por este site, para
trocarmos experiências e ideias sobre este assunto.

https://www.dropbox.com/s/qjl5trztjrcm3c7/declives_caminhos_5_8.zip?dl=0

Boa sorte
António Almeida