[QGIS-pt] Declives de caminhos rurais

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Tue Dec 6 05:16:09 PST 2016

Bom dia a todos,

Continuo a achar que o problema da Joana não é tecnológico. Foram aqui
avançadas diversas soluções que resolvem o problema sob o ponto de vista
tecnológico.

O problema está na resolução dos dados de base. Os caminhos / estradas
possuem, na maior parte dos casos, zonas de aterro e outras de escavação,
com os respetivos taludes. A menos que os dados tenham muita resolução (e
só estou a ver os levantamentos LiDAR com essa capacidade), um MDT não vai
"conseguir" reproduzir essas características.

Em relação ao plugin fornecido pelo António, parece-me que faz exatamente o
que já foi aqui proposto. Quanto ao exemplo que dá para a criação do MDT,
terá de ter em atenção que a resolução do MDT está dependente da resolução
dos dados de base. Para gerar um MDT com resolução espacial de 2.5m, teria
de ter dados muito densos, o que parece não ser o caso. A este respeito,
houve uma discussão interessante na mailing list OSGeoPT há uns 6 anos:

http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Resolucao-na-conversao-vector-raster-td3734410.html

Cumprimentos,
Pedro

No dia 6 de dezembro de 2016 às 12:06, Giovanni Manghi <