[QGIS-pt] Tornar o QGIS 2.8.2 mais rápido

Ricardo Pinho ricardodepinho at gmail.com
Wed Jan 13 03:38:00 PST 2016

Viva,

Quanto à quantidade de ficheiros sei que quando instalamos o QGIS estamos
realmente a instalar muito+ software:
- Grass (3353 ficheiros)
- Saga (149 ficheiros)
- orfeotoolbox (81 ficheiros)

Será mesmo preciso instalá-losd de raíz? (por deafult?)

Por outro lado, na pasta "include" existem 18.780 ficheiros.
Precisamos mesmo deles para correr o QGIS?

Tenho vindo a promover a instalação e uso do GIS na instituição (CM) em
diversos postos de trabalho, onde considero que o seu uso permite melhorar
o contributo dos colegas e serviços para o SIG Municipal. Só para dar uma
ideia, só da minha iniciativa existem 28 postos de trabalho com QGIS.
Devem imaginar que o "parque informatico municipal" inclui ainda muitos
Pentiuns4 e afins... onde outras aplicações vão funcionando (exemplo:
ProgeCAD) mas onde o QGIS arrasta-se e demora eternidades a "abrir"...
Uma das vantagens reconhecidas do "Software Livre" é adaptar-se ao hardware
existente e não obrigar a adquirir novo hardware.

Desinstalar plugins não tenho conseguido grande efeito.
Primeiro porque muitos deles não são desinstaláveis... e mesmo reduzindo ao
mínimo o tempo de carregamento mantem-se longo.
Segundo porque precisamos deles...!

Penso que a abordagem tem de ser inversa:
corrigir o software para ir de encontro às necessidades dos utilizadores e
não os utilizadores adaptarem-se aos "caprichos" do software.

Durante anos o Bill afirmava e obrigava os milhões de utilizadores a
aguentarem a demora do arranque do Windows. Mas o Steve com o OSX
demonstrou que bastava abrir a tampa do MAC e ele estava pronto a ser
usado. Uma magia que lhe fez vender milhões e conquistou a fidelidade dos
utilizadores...!

Se o Steve Jobs conseguiu fazer o que o Bill Gates dizia impossivel...
também é possivel fazer o QGIS arrancar mais rápido.

A técnica de carregar os plugins e outros ficheiros em pano de fundo,
permitindo o acesso imediato do utilizador ao interface é uma solução
habitualmente utilizada por muito software e SO.

Também acho evitável para os plugins desativados ser necessário "carregar"
ou "verificar" no momento de arranque.

Mas deixo este desafio aos programadores (do QGIS) que concerteza conseguem
encontrar uma solução inteligente para que nós os utilizadores ansiosos por
usar o programa logo de manha, não ficarmos desiludidos! ;-)

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

No dia 6 de janeiro de 2016 às 12:53, Giovanni Manghi <

Ricardo Pinho