[QGIS-pt] Digitalização de cartografia

João Oliveira jphespanha at ua.pt
Thu Jan 28 04:42:26 PST 2016

Boas Tardes,

Julgo que o Eng.º José Gonçalves já deixou aqui, com clareza, quais as principais recomendações que devem ser seguidas para a digitalização de cartas. A resolução indicada é ideal para cartografia de traço com boa qualidade de impressão. Caso seja de qualidade inferior, poderá usar uma resolução de metade da citada (150 dpi). Inferior a isso, deve considerar obter cartografia de uma outra origem, pois dará origem a muitos erros. Por exemplo, nunca usar cartas fotocopiadas ou (pior ainda) ampliadas por fotocópia.

Se a cartografia contiver imagens, então a resolução mínima a usar deverá ser de 600 dpi.

Quanto ao facto de as imagens obtidas não ficarem devidamente unidas, tal deve-se verificar por defeitos na impressão das cartas ou distorções ganhas durante o seu armazenamento. Mas também pode-se dever a uma transformação menos cuidada. Será difícil (para não dizer impossível) obter uma junção perfeita, embora o erro se deva limitar a poucos pixeis. Se for maior do que 4-5 pixeis, então tal é indicativo de má transformação e/ou de carta com má qualidade.

Cumprimentos,
João Paulo Hespanha

Message: 3