[QGIS-pt] Intervalo de classes da CRIF

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Thu May 19 09:47:41 PDT 2016

Luís,

Que metodologia estás a usar? De acordo com o Guia técnico para a
elaboração do PMDFCI do ICNF [0], reclassificas os valores em 5 classes
quantílicas.

O Guia tem a seguinte advertência:

"Em absoluto rigor, uma divisão em quintis (5 classes quantílicas, como se
propõe) remete para cada classe exactamente 20% das observações. Neste
caso, a classificação da perigosidade por quintis deveria colocar 20% dos
pixéis em cada classe de perigosidade o que, como observará, poderá não
acontecer. Mesmo que não se observem exactamente 20% dos pixéis em cada
classe, recomenda-se a utilização dos quintis por ser uma classificação
isenta."

porque há por aí softwares que não fazem a distribuição como se pretende.

Mas podes ver aqui [1] como fazer, com o QGIS/GRASS.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

[0]
http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/Resource/doc/guia-tec-pmdfci-abril12
[1] http://www.slideshare.net/PedroNGV/processamento-e-anlise-com-qgis

No dia 19 de maio de 2016 às 17:24, Luis Correia Antunes <