[QGIS-pt] Declives de caminhos rurais

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Mon Nov 28 17:02:37 PST 2016

Boa noite Joana Mendes,

Os procedimentos para calcular os declives e associá-los à tabela de
atributos das linhas são relativamente simples. Uma das possibilidades
seria calcular os declives, converter o resultado para vetor e fazer um
intersect com os caminhos.

O problema está, a meu ver, na resolução do MDT. A menos que seja uma área
muito plana e homogénea, e o MDT tenha elevadíssima resolução, ou
dificilmente conseguirá chegar aos declives dos caminhos com uma precisão
aceitável. Se um caminho tiver 4 / 5 metros de largura, seria necessário um
MDT de grande resolução espacial e grande precisão altimétrica para
refletir corretamente esse lineamento. Só com um levantamento do tipo
LiDAR.

O que poderá fazer é o levantamento dos caminhos com GPS/GNSS em modo
cinemático, RTK ou pós-processado, usando as estações das redes RENEP /
SERVIR.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

No dia 28 de novembro de 2016 às 22:20, Joana Mendes <