[QGIS-pt] Atribuição automática de atributos - "com base na geometria/localização"

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Fri Mar 17 10:32:59 PDT 2017

> Caríssimos colegas,
>
> Possuo uma base de dados postgresql onde um grupo de pessoas regista
> inúmeras geometrias (maioritariamente em forma de pontos) para localizar
> eventos e outros elementos. A localização é efetuada com o QGIS, sobre
> imagens de satélite.
>
> Foi solicitado pelos meus colegas, para aferir a possibilidade de um
> conjunto de atributos serem preenchidos de forma automática, como é o caso
> do Distrito, Concelho e Freguesia.

como estou a dar um curso de PostGIS neste momento... um exemplo:

  CREATE OR REPLACE FUNCTION add_dist()
  RETURNS trigger AS
$BODY$
BEGIN
    UPDATE dados.estacoes SET distrito = distritos.distrito FROM
dados.distritos WHERE ST_Intersects(distritos.geom, estacoes.geom);
    RETURN NULL;
END;
$BODY$
  LANGUAGE plpgsql VOLATILE;

DROP TRIGGER IF EXISTS addist ON dados.estacoes;
  CREATE TRIGGER adddist
  AFTER INSERT
  ON dados.estacoes
  FOR EACH ROW