[QGIS-pt] ideias para angariação de fundos da AP-PT para o projeto QGIS

Ricardo Pinho ricardodepinho at gmail.com
Mon May 29 11:06:00 PDT 2017

Caros,
Há duas formas de encarar os problemas:
Com fatalismo e não fazer nada, ou encarar como um desafio a ultrapassar!

O financiamento da *Administração Pública Portuguesa* em projetos de
software livre, em particular no QGIS, tem-se mostrado inexistente e é um
grande problema/entrave para um maior dinamismo e incentivo à comunidade de
utilizadores nacionais.

Como todos sabem a AP-PT sofre de grandes males e regras muito
conservadoras ao nível de compras e contratação pública.

Assim *lanço o** desafio à comunidade para proporem ao debate ideias,
sugestões de campanhas que acreditem que possam ter sucesso na ângariação
de fundos da AP-PT para aplicar no desenvolvimento do QGIS*!

E como fui eu a lançar a ideia, é meu dever dar o exemplo.
Pois aqui vão os meus "50 centimos":

*1. Disponibilizar no portal do grupo QGIS-PT uma versão do QGIS
especialmente construída (compilada) para a AP-PT com um preço de
distribuição (download) de 200€, que revertiam para um fundo que seria
aplicado no desenvolvimento do QGIS.*

Como julgo que já aconteceu no passado com as verbas obtidas dos encontros
QGIS-PT, seria possivel utilizar o grupo QGIS-PT como agregador desta
iniciativa de angariação de fundos.

Esta iniciativa poderia dar aos técnicos da AP-PT uma forma de argumentar
com os decisores para o patrocinio de 200€ (ou outro valor) como única
forma de obter uma versão do QGIS com mais valias para a Instituição.

Quais seriam as mais valias? Alguns exemplos:

- Já com alguns plugins instalados: QuickMapServices, QuickFinder,
CADDigitize, etc
- Com as definições EPSG de Daum 73 e Datum Lisboa configuradas com os
ficheiros Grelhas da DGT.
- Com a simbologia dos PMOT's já carregados,
- E muitas mais outros possiveis... acrescentem por favor!

Acredito que haverá muitas outras ideias melhores do que esta...

Por isso força, partilhem-nas, por mais ridiculas que possam parecer, quem
sabe? pode ser a solução para o financiamento do QGIS e outros projetos de
software livre em Portugal.

Porque não se esqueçam, software livre é de domínio público, ou seja é de
todos e todos saímos a ganhar!

Ricardo Pinho

Sem
vírus. www.avast.com