[QGIS-pt] Área

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Tue Nov 21 03:17:41 PST 2017

Bom dia Wirchen,

As áreas medidas em SIG podem depender de vários factores: o software
usado, o sistema de coordenadas usado, as unidades de medida, etc...

Na verdade o QGIS é bastante preciso no cálculo de áreas e distâncias,
desde que as configurações estejam correctas. Por omissão, o QGIS calcula
as áreas e distâncias sobre o elipsóide de referência do sistema de
coordenadas usado no projecto. No entanto, também é possível calcular esses
valores usando apenas calculos planimétrico, sendo que para isso é preciso
escolher bem o os sistema de coordenadas adequado.

Por exemplo, se o seu projecto for em ETRS89/Portugal TM06, por omissão o
elipsoide usado será o GRS 1980. Mas se quisermos usar apelas a
planimetria, podemos definir isso em Projecto > Propriedades do Projecot >
Geral, em "measurements", para o campo Ellipsoide escolher
"None/Planimetric".

Espero que tenha ajudado a esclarecer.

Wirchen Lamas <fewirchen  gmail.com> escreveu no dia segunda, 20/11/2017 às
15:42:

@AlexNetoGeo
http://sigsemgrilhetas.wordpress.com
http://gisunchained.wordpress.com