[QGIS-pt] Converter de graus, minutos e segundos para graus decimais

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Wed Mar 7 17:21:53 PST 2018

Bom dia,

Joao_Oliveira <joaop_poliveira  hotmail.com> escreveu no dia quarta,
7/03/2018 às 15:56:

> [...]
> Obrigado a todos pela ajuda.
>
> O problema não é o mesmo, o anterior consegui resolver, era um problema no
> excel antes de gravar csv.
> Mas agora é a forma como as coordenadas me são apresentadas, no formato
> graus, minutos e segundos (41º27'23.904'') tendo os símbolos como problema,
> porque com este formato, no excel, ao transformar  para csv e carregá-lo no
> QGis não aparece nenhuma informação, pois os dados têm de sair do excel
> para
> o csv já no formato de graus decimais (41,27239 e -7,312479) para depois

Como o Hugo disse, usando o add delimitated text layer, há uma opção que
determina se as coordenadas estão em DMS. Essa opção tem de ser
seleccionada.

A diferença está que nos primeiros (41º27'23.904'') os símbolos não me
> permitem fazer a transformação desejada no excel. E para passar para graus
> decimais (41,27239 e -7,312479), tenho de fazer um a um. Tirar os símbolos
> meter só a virgula...

Alto!

41º27'23.904'' não é igual a 41,27239º. A formula de conversão é qq coisa
como

41º + 27/60 + 23.904/3600

https://docs.qgis.org/2.18/en/docs/user_manual/managing_data_source/opening_data.html?highlight=delimited#importing-a-delimited-text-file

> Muito obrigado pela vossa ajuda